Filtro de Daltonismo

Inteligência artificial no levantamento bibliográfico em bases de dados científicos: comparando expressões de busca no ChatGPT, Copilot e Gemini

Resumo Introdução: A discussão acerca do uso de inteligência artificial está em ascensão e presente em todas as áreas do conhecimento. Nas bibliotecas, discute-se os potenciais e limites de uso de ferramentas do tipo, nos […]

14 de maio de 2025 10:00 am Artigo, Biblioteconomia, Destaque, Leitura e Informação

Resumo

Introdução: A discussão acerca do uso de inteligência artificial está em ascensão e presente em todas as áreas do conhecimento. Nas bibliotecas, discute-se os potenciais e limites de uso de ferramentas do tipo, nos âmbitos do processamento técnico, marketing, e, no foco deste artigo, o serviço de referência. Mais precisamente na elaboração de estratégias de busca em bases de dados científicos, serviço amplamente orientado por bibliotecários. 

Objetivo: O objetivo do artigo está em examinar o potencial de três ferramentas de inteligência artificial ao executar comandos diretos, relacionados à elaboração de expressões de busca.

Metodologia: O estudo está caracterizado como pesquisa aplicada, empírica e de método comparativo. Foram selecionadas três ferramentas de inteligência artificial: Chat GPT….

Saiba mais, aqui!

Autores: PICALHO, Antonio Carlos; OLIVEIRA, Gisele Rosa de; CATIVELLI, Adriana Stefani.

Compartilhe


Veja também